Petróleo

“Combustível DME (dimetiléter)”

O consultor sênior do Centro de Pesquisas da Petrobras, Eduardo Falabella, recebeu no dia 5 de dezembro de 2008, o Prêmio Nacional de Tecnologia Abiquim de Exportação na categoria pesquisador, da Associação Brasileira da Indústria Química, durante o 13º Encontro Anual da Indústria Química. O prêmio é concedido pela primeira vez a um pesquisador da Petrobras e tem como objetivo identificar projetos de inovação ou melhorias de processos, produtos e serviços no setor químico. O prêmio foi entregue em São Paulo, durante 13º Encontro Anual da Indústria Química, que contou com a participação do presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli de Azevedo, e do secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho.

 

A premiação é o reconhecimento do trabalho do consultor no desenvolvimento de DME, um combustível alternativo flexível (pode ter várias utilizações) e ambientalmente correto (não emite particulados nem óxidos de enxofre, além de não causar efeito estufa). Trata-se de um projeto inovador na produção de DME através de uma rota de obtenção não convencional, tendo o carvão como matéria-prima. O pesquisador explica que neste processo de produção, a etapa de conversão com uso de metanol é eliminada, o que torna a rota otimizada. “É com grande satisfação que recebo este prêmio, sendo o primeiro representante da Petrobras agraciado por esta importante associação”, ressaltou Falabella.

Considerado provavelmente como um dos combustíveis do século XXI, DME é uma substância não tóxica, com alto poder calorífico, que durante sua queima não emite particulados nem óxidos de enxofre, além de não causar efeito estufa. Outra vantagem está na possibilidade de DME  substituir tradicionais combustíveis como diesel e GLP, podendo ser empregado em termoelétricas, transporte urbano (ônibus, principalmente) e até para uso doméstico. Em países como a China, em que o carvão é considerado a fonte energética mais utilizada, grandes investimentos vêm sendo realizados para aumentar a capacidade instalada de produção de DME a partir deste recurso mineral. O uso do dimetiléter, formado por hidrogênio, carbono e oxigênio, se torna uma alternativa interessante e atrativa.

 

Fonte:

Pesquisador da Petrobras é premiado por trabalho com combustível mais limpo Fonte:Revista Fator 08/12/2008

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4796118P2

acesso em dezembro de 2008