Automóveis

Minipuma

Ronaldo Almeida Brochado saiu da Engenharia de Veículos da GM, em São Caetano do Sul, setembro de 73, quase diretamente para PUMA com quem já negociava. No final de 73 já projetava na Puma. Como Chefe da Engenharia da Puma em SP nos anos 70, Ronaldo assumiu o projeto da parte mecãnica do Minipuma, tendo o projeto contado com a participação de Pedro Carociolo, recém chegado da casa ‘Michelotti’ da Itália. Os dois iniciaram o projeto MiniPuma sempre com o ‘conceito de carroceria monovolume’ (algo muito avançado p/a época) e utilizando a porta avançando por sobre a roda dianteira, como as grandes vans. Algo até hoje não realizado por outras montadoras em minicarros. Isto facilita muito o ‘entra e sai’ do carro.

O objetivo era o ‘Salão do Automóvel’ de 1974 em SP. Ronaldo relata:“Pedro foi criativo e o ajudamos a projetar o original veículo. O pára-brisa, muito grande, pesava 15 kg. O motor de apenas 2 cilíndros foi fundido p/ ‘Scorro’, tradicional fabricante de rodas em liga leve, com nossos desenhos. A indústria de autopeças em geral colaborou muito.”

Os vidros, todos, eram da ‘Fanavid’. Os bancos eram do Angelin, tradicional fornecedor da Puma. O chassi em ‘T’, criado por Ronaldo, se abria no pé do ‘T’ para criar o berço do motor, fixar a suspensão dianteira c/braços em duplo ‘A’ e a carroceria. O travessão do ‘T’ foi apropriado p/ fixar a suspensão traseira com ‘braços arrastados’. Outro ponto do projeto que causou impacto foi a traseira com grande vigia que era a própria tampa do porta malas. Hoje muito usado como abertura complementar na tampa do porta malas de veículos mais sofisticados.

A VDO assumiu o painel de instrumentos. As rodas foram fundidas, também p/ Scorro, sem furos de ventilação devido ao corre-corre do projeto. Os pára-choques integrados ao corpo da carroceria previam o futuro, aliás como todo o veiculo. Fonte de inspiração p/a indústria automobilística mundial. O conhecido jornalista norteamericano Karl Ludvigsen (c/colunas em mais de 200 jornais e muitos livros s/carros, ver no Google), também engenheiro e consultor, após, vice-presidente da Ford Europa e Fiat nos EUA, divulgou o carro mundo afora.

Fonte: 
Agradeço a Ronaldo Almeida Brochado (rbrochado@consultant.com) pelo envio de matéria em março de 2005 para composição desta página
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