Design

Perfume Clipping

Pela terceira vez, a empresa de perfumaria e cosméticos O Boticário, recebe, no próximo dia 24 de outubro, em Lyon, na França, o prêmio Oscar de L´Emballage, concedido pelo Instituto Francês de Embalagem e Acondicionamento, e considerado um dos mais importantes do mundo no setor de designer de produtos. Este ano, a empresa foi reconhecida pela a inovadora embalagem do perfume masculino Clipping. Criada pelo designer espanhol Juan Carlos Rustarazo, a embalagem do Clipping buscou na arquitetura contemporânea a inspiração para as linhas e formas. O diferencial desta embalagem está no exclusivo sistema da válvula de propulsão, permitindo que o perfume saia pela face superior do frasco. Além do Oscar de L´Emballage, o perfume Clipping conquistou o primeiro lugar do Prêmio Inovação, da Revista Formes de Luxe. A premiação foi realizada no dia 27 de setembro, em Paris. Em outros anos, as outras linhas que conquistaram o Oscar de L’Emballage foram Linha Ma Chérie, em 1998 e a linha desenvolvida para jovens Carpe Diem – do latim “aproveite o dia” -, no ano de 2000.

 

Há 26 anos, em 1977, quando abriu uma pequena farmácia de manipulação no centro de Curitiba, Miguel Gellert Krigsner já havia criado aquela que seria a essência de O Boticário. Empreendedor e visionário, sempre à frente de seu tempo, Miguel transmitiu desde cedo a suas equipes a alma do negócio, um conjunto de crenças que, aprimoradas, tornaram-se os valores da empresa e norteiam o dia-a-dia de mais de 10 mil colaboradores em todo o Brasil. Assim, O Boticário cresceu e conquistou o público através de produtos inovadores, uma rede de lojas de alcance mundial, relações éticas com parceiros e a comunidade e a prática constante da responsabilidade social. Para servir e ao mesmo tempo estar perto de seus consumidores, O Boticário inovou: foi pioneiro no sistema de franchising no país. Hoje, as lojas são um modelo de brasilidade, elegância e modernidade. E o atendimento é feito por consultoras de beleza conhecedoras do assunto “cosmético”. Na sede da fábrica, em São José dos Pinhais/PR, O Boticário desenvolve produtos. Em 1985, O Boticário inaugurou sua primeira loja fora do Brasil, no Shopping das Amoreiras, na capital portuguesa. Hoje, possui a maior rede de franquias em número de revendas de Portugal, com 69 lojas. A rede de franqueados expandiu-se para o Paraguai, Peru e Bolívia, além de 399 pontos-de-venda distribuídos pelo Japão. Hoje o Boticário é uma das grandes fábricas de cosméticos do país e a maior rede de franquias do setor no mundo. Tem 986 pontos de venda em 11 países e quatro continentes. Só entre 2000 e 2003 o faturamento da rede de lojas dobrou enquanto o da indústria cresceu 50% “Isto só é possível porque P&D tem posição estratégica na organização, garantindo o desenvolvimento de produtos inovadores, com a tecnologia mais moderna”, diz o diretor de operações Israel Feferman. O Boticário mantém parcerias na área de pesquisa e desenvolvimento com várias universidades e laboratórios do Brasil e do exterior.

 

Fonte: http://www.boticario.com.br/portal/site/institucional/nossatrajetoria.asp

Acesso em julho de 2005

Revista Indústria Brasileira, CNI, página 18, março 2005