Química

Processo Contínuo para Produção de Borracha Nitrílica

Dentre os inúmeros tipos e variedades de borrachas existentes no mercado brasileiro, caracterizamos a borracha nitrílica como a mais utilizada nos diversos setores da atividade industrial. Para maior informação dos nossos clientes, oferecemos um pequeno resumo sobre suas características, aplicação e função específica: A borracha nitrílica começou a ser usada pela indústria devido a uma série de solicitações. Com a II Guerra Mundial, praticamente toda a produção ficou canalizada para fins militares, e hoje abrange todo parque industrial na fabricação de peças técnicas. 

A principal característica destes elastômeros é sua resistência ao óleo; esta resistência refere-se à capacidade do produto vulcanizado em conservar suas propriedades físicas originais tais como módulo, tensão de rutura, resistência à abrasão e estabilidade dimensional quando em contato com óleos e combustíveis de modo geral. Esses elastômeros nitrílicos, pelas suas características, são usados numa linha muito variável de produtos, como: mangueiras para óleos e solventes, retentores, gaxetas, juntas, tubos, anéis o-ring, revestimentos de cilindros e de tanques. Quando misturados com PVC, apresentam propriedades interessantes para artigos que requerem resistência a óleos, a intempéries e a abrasão. A associação com PVC é positiva, dado que as borrachas nitrílicas são de natureza polar e servem como adesivos de peça de PVC entre si e de PVC com metal e colagem de sapatos. Estas misturas são resistentes ao ozônio e às intempéries e apresentam maior brilho nos extrudados e moldados, bem como permitem obter cores brilhantes, além de resistirem à abrasão e a óleos. Os vulcanizados de borracha nitrílica são apropriados para desempenhos até 121ºC sob uso contínuo e em determinadas condições (imersão em óleo, ausência de ar, etc).

Para enfrentar a concorrência internacional a partir da abertura do mercado brasileiro, em meados dos anos 90, a indústria Petroflex partiu em busca de uma solução que reduzisse sua dependência da indústria de pneumáticos e recauchutagem. Suas margens de lucro sofriam redução, em função de as vendas estarem concentradas em poucas empresas, a maioria com acesso ao mercado externo. Foi, então, mobilizado um grupo de pesquisadores, que desenvolveu o processo contínuo para produção de borracha nitrílica. O grande diferencial do processo está na continuidade. Ao contrário do processo por batelada, utilizado por todos os concorrentes latino-americanos, no método desenvolvido pela Petroflex o produto final é retirado constantemente enquanto a matéria-prima é adicionada. Inaugurada em 1988, a fábrica gaúcha de Triunfo é a mais nova da Petroflex e a que tem os equipamentos mais modernos. A unidade de Triunfo é a única que produz borracha nitrílica, utilizada para fabricação de mangueiras para motores, e borracha em pó, muito usada pela indústria calçadista.

Fonte: 
http://www.expressao.com.br/finep/premio_finep_venc.htm
 
http://www.petroflex.com.br/perfil_unid.htm
 
http://www.borrachared.com.br/ctudo-informativo-tecnico.html
 

acesso em junho de 2002
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.