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Sistema Fica Felipe

Uma tecnologia desenvolvida por um inventor de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, promete resolver um grande problema que acontece com frequência nas estradas e ruas de todo o país: acidentes causados por rodas de caminhões que se soltam dos eixos. O sistema Fica-Filipe, inventado pelo paulista Valter Pereira, especializado na manutenção de sistemas de tração e suspensão de veículos de cargas, é usado nos eixos das rodas que não têm tração, construído com dispositivos mecânicos e eletroeletrônicos capazes de identificar e avisar o motorista que há algum tipo de problema no eixo do seu veículo. Essa tecnologia foi depositada no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) na forma de dois documentos de patente. 

Valter teve a idéia desenvolver o Fica-Filipe em razão da alta quantidade de acidentes, muitas vezes fatais, provocados por rodas que se soltam dos eixos dos caminhões. Vários são os motivos que podem fazer com que a roda se solte do caminhão, como a quebra do eixo, quebra da ponteira, quebra de rolamento ou espanamento de rosca. Em muitos desses casos, que são comuns, o “rodeiro” (ou “filipe” como é conhecido) escapa, o que pode provocar sérios acidentes e prejuízos. 

Ao acontecer algum desses problemas, mesmo com o “rodeiro” escapando, o Fica-Filipe evita que a roda saia repentinamente. Além disso, um sensor instalado no eixo faz com que, ao soltar o rodeiro, um sinal sonoro seja emitido na cabine do motorista, alertando-o do problema. Assim, o caminhoneiro tem a segurança de parar o caminhão antes da roda se soltar. Valter levou cinco anos para desenvolver o Fica-Filipe. O equipamentos já está sendo testado em caminhões e carretas, inclusive em caminhões que transportam grande volume de carga, como por exemplo nos caminhões de cana-de-açúcar. Atualmente, o Fica-Filipe está sendo negociado para ser produzido e comercializado por fabricantes de carretas e trucks. 

“O eixo que desenvolvi é maior do que o eixo comum, pois ele não é uma peça única, já que precisa ter espaço para o sensor e para o dispositivo de segurança. Assim, para passar a mesma resistência que o eixo normal, ele tem as paredes mais grossas, o que encarece um pouco o produto final”, explica Valter. O eixo passou por todos os testes exigidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial). Depois disso, foi aprovado e patenteado. “Agora vamos desenvolver esse sistema para os eixos com tração, para podermos aplicar o dispositivo de segurança em outras rodas do caminhão, bem como em ônibus”, diz. Valter levou cinco anos para desenvolver o Fica-Filipe. Uma usina da região já testa o sistema em dois de seus caminhões que transportam cana-de-açúcar. “Até agora não houve nenhuma quebra, até porque os eixos são novos e bem resistentes. Mas se acontecer, o sistema vai avisar o motorista através de um sinal sonoro que é disparado dentro da cabine. Aí basta ele parar o caminhão e suspender o eixo com problema”, afirma.

Vários são os motivos que podem fazer com que a roda se solte do caminhão, como a quebra do eixo, da ponteira, de rolamento ou mesmo um espanamento de rosca. Em muitos destes casos comuns, a roda escapa. Ao acontecer algum desses problemas, mesmo com o “rodeiro” escapando, o Fica-Filipe evita que a roda saia repentinamente. “Se o motorista continua rodando com o caminhão após o alarme ser disparado, há chances de a roda se soltar. O sistema garante que o eixo segure a roda por um certo tempo, para que o caminhoneiro pare e tome as providências”, explica. Atualmente, Valter negocia com fábricas a produção e comercialização do Fica-Filipe. “Hoje, esse eixo fica até 100% mais caro que o comum, porém, se fabricado em larga escala o custo cai para 50%. É extremamente viável.” Segundo ele, qualquer caminhão pode receber o eixo com o Fica-Felipe, desde que o sistema não seja adaptado em eixos comuns. 

O nome “Filipe” é comum na gíria dos caminhoneiros e faz referência ao conjunto de duas rodas que trabalham unidas no eixo do caminhão. Ou seja, de um lado do eixo você tem duas rodas e do outro também. “O termo surgiu nas Filipinas. Por lá, tudo o que é gêmeo se chama Filipe, como no caso de nascerem duas bananas grudadas, gêmeas. Eles chamam de Banana Filipe”, afirma Valter Pereira. 

Fonte: O sistema Fica-Filipe, inventado pelo paulista Valter Pereira, especializado na manutenção de sistemas de tração e suspensão de veículos de cargas Mídia Eletrônica: PC Magazine -http://www.pcmag.com.br/ Fernando Souza Filho 
acesso em julho de 2009
Ribeirão-pretano cria sistema para evitar que as rodas dos caminhões se soltem, Mìdia Impressa: Jornal A Cidade, Willian von Söhsten
 
acesso em agosto de 2009
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