Telecomunicações

Speakfone

Haroldo Nogueira como chefe da Manutenção Elétrica da Refinaria Duque de Caxias, tinha também sob a minha responsabilidade a manutenção do sistema telefônico e o sistema de Telespeaker. Este último sistema, constava de aparelhos valvulados e com teclas que deveriam ficar pressionadas para falar, durante a conversação, dificultando a conversa, e eram uma constante fonte de defeitos. O sistema desenvolvido pelo engenheiro Haroldo Nogueira, por ele apelidado de “Speakofone” (mistura de telespeaker com telefone), aprovou tanto que dentro de alguns meses já haviam sido instalado mais de 350 aparelhos em vários orgãos da Petrobras. O sistema usava os mesmos aparelhos telefônicos já existentes, e mais uma caixa contendo uma chave comutadora, os botões para chamada seletiva, e um auto falante de 2” para receber as chamadas. Para usar, era só comutar para a linha interna e apertar o botão adequado. A pessoa chamada ao escutar o seu auto falante, comutava sua chave para a mesma linha interna e usava o telefone normalmente, não ocupando a central PAX da REDUC. O CENPES (Centro de Pesquisas da Petrobras), depositou o pedido de patente no INPI em 10-11-1975.

 

A invenção refere-se a um processo para se obter áudio comunicação com rapidez e clareza de som, em virtude de se empregar um sistema de seleção de circuitos de chamada e conversação ligado a aparelhos telefônicos convencionais. Na Petrobrás, para transmissão de ordens internas entre as divisões utilizava-se um aparelho conhecido como Telespeaker, de baixo desempenho e por permitir a ocupação da linha por uma das partes, assim a resposta somente se dava quando o primeiro interlocutor liberava o botão do microfone. A vantagem do sistema frente a comunicação por ramais internos era a rapidez no estabelecimento da comunicação. O Speakfone agrega a rapidez do telespeaker com a clareza e troca de informações bidirecional dos telefones convencionais por ramal. Nos sistemas por ramal, o primeiro interlocutor apanha o monofone, disca o número do ramal e aguarda que o segundo interlocutor atenda, para então ter início a conversação.

 

A invenção provê ligações internas combinadas de tal modo que entre as seções da organização ou empresa, que necessitam maior troca de informações e maior rapidez de comunicação, seja empregado o sistema, com uma ou duas linhas de conversação, que não interfere com o centro telefônico. Entre as demais seções da organização onde não há as necessidades citadas é utilizado um sistema de comunicação que opera através do dito centro telefônico. A invenção provê os sistemas de comunicação interna e externa de circuitos de chamada independentes, de modo que o estando o interlocutor com o aparelho telefônico ligado em uma das linhas do sistema interno e se um assinante (externo) faz uma chamada telefônica para o dito interlocutor, este escuta o som da campainha da ligação externa, avisa à pessoa com quem está falando, e providencia o atendimento da chamada externa. A situação inversa também pode ocorrer, isto é, o interlocutor está ocupando o aparelho telefônico com uma ligação externa e uma das seções do sistema de ligações internas chama o dito interlocutor. Este escuta o sinal de chamada, avisa à pessoa com quem está falando e providencia o atendimento da chamada interna.

 

O dispositivo serve de base ao telefone convencional, possuindo a dita base, local para fixação do aparelho telefônico e espaço para os botões de chamada dos ramais internos e chave seletora de linhas. O sistema permite que outras pessoas entrem na linha, permitindo o estabelecimento de conferências ao telefone. O circuito de chamada é provido de sistema eletrônico cujo sinal de chamada é ouvido através de alto falantes (ao invés de campainhas) instalados em cada uma das seções.

 

Os telefones são munidos de chave seletora que permite ligá-los alternativamente à rede interna ou aos ramais da rede externa. Os circuitos da rede interna operam assim sem interferência do centro telefônico. As unidades permitem três tipos de ligações: ligação externa, ligação interna e ainda ligação externa combinada com ligação interna. Para fazer chamadas internas, o interlocutor de uma das unidades comuta uma chave seletora da linha de conversação LP, retira o monofone do gancho e aciona um botão correspondente a unidade desejada. O interlocutor da unidade chamada ouve o ruído do alto falante, verifica se a chave seletora está comutada nos terminais da linha LP e atende o telefone. A ligação se processa sem interferência do centro telefônico, utilizando-se dos fios da linha telefônica como meio de transmissão.

 

Na figura ao lado, o interlocutor comuta uma chave seletora (não mostrada) aos terminais da LP e pressiona o botão correspondente á unidade. Uma vez selecionada a unidade, a corrente gerada pela bateria passa pelo oscilador formado de capacitor, transistor, transformador e resistor, seguindo pela linha LC (linha de comunicação) acionando o alto falante da unidade chamada. Quando o interlocutador da unidade chamada atende a chamada, isto é comuta a chave seletora nos terminais da LP a corrente gerada pela sua bateria segue pela linha LP, através da bobina do reator de bloqueio de áudio, passa pelo monofone do interlocutor da unidade e retorna a bateria pela LP.

 

O aparelho telefônico sofre pequenas adaptações no circuito eletrônico interno para acoplar-se ao sistema: 1) introdução de uma chave seletora de dois polos e duas posições que estabelece alternativamente contato com os terminais da linha do ramal, para ligações externas ou com os terminais da linha de conversação LP interna; 2) nova disposição do circuito contendo o condensador e campainha de modo que o dito circuito fique em contato permanente com as linhas do ramal. No caso de uma ligação interna, o ruído característico de chamada provém do alto-falante. O assinante chamado verifica se a chave seletora está conectada à linha de conversação LP e caso não esteja, faz a ligação. Em seguida o dito interlocutor retira o monofone do gancho e a conversação se processa. Para efetuarmos ligações combinadas, isto é, ligações externas intercaladas a ligações internas, ou vice-versa, a operação se processa do seguinte modo: 1) o interlocutor chamado por uma ligação externa comuta o botão do seu aparelho com a linha do seu ramal e inicia a conversação normalmente; 2) caso haja necessidade de um dos interlocutores consultar um de seus assessores que seja ligado à mesma linha de conversação interna LP, basta comunicar ao outro interlocutor de que irá fazer uma consulta, retornando após; 3) o interlocutor chamado gira a chave seletora para a linha de conversação interna LP e consulta um de seus assessores; 4) terminada a conversação da linha interna LP o interlocutor gira a chave seletora para o seu ramal e retorna a conversação externa.

 

O Speakfone foi a única invenção em que Haroldo Nogueira conseguiu ganhar um retorno financeiro: uma gratificação de um salario, dada pela Petrobras. O engenheiro desenvolveu várias outras invenções mas que não emplacaram: “Sou um bom técnico, mas um mau vendedor”. Entre algumas invenções suas destacam-se: um sistema para chamada de garçons; melhoramento das “caixas pretas” dos aviões; sistema de despoluição da Lagoa Rodrigo de Freitas e calendário de pulseira. Fonte:

Agradeço ao inventor Haroldo Nogueira (hnogueira@centroin.com.br) pela colaboração na redação deste artigo em novembro de 2002