Pequenas Empresas

Super Cola

“Super cola”. Esse foi o nome que o aposentado e mestre de obras Luiz Carlos Frias, 66 anos, morador de Manilha, em Itaboraí, deu para sua invenção. Misturando ingredientes químicos, ele chegou a uma mistura que cola de tudo – até metal no azulejo. E, detalhe: pode se pendurar que não cai. Como não é químico, ele não pode patentear o produto. Mas, a cola já faz sucesso entre os seus conhecidos. A curiosidade levou o aposentado a aperfeiçoar a tão conhecida cola. Segundo ele, a vontade de aprender coisas novas sempre esteve presente na sua vida. “Sempre gostei de estudar e aprender muito. A ideia da cola surgiu quando eu estava no trabalho. Precisava vedar um telhado, então eu pensei que poderia colá-lo”, contou. Durante dois anos, Luiz misturou ingredientes químicos até chegar onde queria. Então, surgiu o que ele chama de “super- cola”. E ele garante: o produto cola de tudo.

“Essa cola é muito eficiente. Cola tudo que você pode imaginar, cola pano com madeira, plástico em azulejo”. O primeiro teste foi realizado durante a restauração de uma telha de amianto. Depois, Luiz começou a restaurar vários itens que não teriam mais solução. Hoje, o produto cola mais de 50 tipos de material. Entre eles, vidro, porcelana, telhas, azulejos e ladrilhos. Além dessa funcionalidade, o produto consegue sustentar barras de concreto coladas em um pano. Segundo Luiz, a cola é tão poderosa que é possível fixar uma peça de metal na parede e subir em cima do objeto sem que ele descole. É muito boa essa cola. Eu, ainda, consigo me pendurar em um pano colado na madeira sem que ele se desprenda. A cola sustenta cerca de 120kg”, garante. O material não gruda na pele e é impermeável. Se você colar um pano e uma barra de concreto e colocá-lo na água, a cola não sai”, garantiu. O aposentado só lamenta não poder patenteá-lo. 

“Gostaria de colocá-lo no mercado, mas não posso patentear o produto porque não sou químico”, afirma. Apesar de não poder comercializar a cola em lojas, Luiz sempre encontra um jeitinho de ajudar amigos. Ele vende seu produto para conhecidos por R$6. “Sempre tem gente que vem aqui pedindo um pouquinho da cola, que precisa para ajudar em uma obra”. A cola leva, em média, uma hora para fixar objetos pequenos. Quando são materiais maiores, precisa de cerca de 12 horas para secar. Luiz garante a eficácia do produto e não diz, por nada, como é feita a sua “super cola”.

Fonte: 
http://www.osaogoncalo.com.br/site/geral/2010/10/19/18308/aposentado+cria+produto+que+cola+de+tudo+mas+n%C3%A3o+pode+patentear+
acesso em outubro de 2010
 
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.