Eletrônica

Timbre Lock

Timbre Lock® – simplificadamente é um “ajuste para a menor distorção do sistema”. Na sua criação, pela primeira vez o projeto de um amplificador “sacrifica” as aferições feitas pelos equipamentos de medida para priorizar a percepção real do ouvinte. Sob o ponto de vista da distorção, que normalmente é o mais fraco parâmetro de uma caixa de som, é um ajuste que nivela todas as opções pelo melhor possível. O Timbre Lock® ganhou o prêmio mais importante da revista Hi-Fi News, a mais tradicional revista especializada em audiofilia da Inglaterra, o “Industry Award 2003 for Best Valve Amplifier Innovation”. Ele foi descrito como uma “aplicação genial, que funciona; pura e simplesmente”.

O seu princípio é o da redução da distorção harmônica total em um sistema de audio através do ajuste da intensidade, fase e variação com a potencia da distorção residual de amplificadores e pre-amplificadores. Segundo Eduardo Lima “O “Timbre Lock” é uma idéia que permite quase infinitas implemetações. Esta foi uma das razões que me levou a nunca tentar patentea-lo. Tenho apenas a marca registrada nos Estados Unidos. Conseguimos diversos premios internacionais dados pelas revistas e sites especialisados (entre eles a mais tradicional revista inglesa a Hi-FI News) alem de citações até em relatórios do BNDES como exemplo de empresa que tem conseguido sucesso no mercado exterior com produtos de eletronica.”

O fundador da AUDIOPAX, Eng. Eduardo de Lima, filho de Ermiro Estevam de Lima inventor da cureta de Lima, iniciou-se em áudio já na adolescência, montando suas primeiras caixas acústicas. Muitos anos de experiência nessa área acabaram por levá-lo, em 1994, à montagem de seu primeiro amplificador “single ended” utilizando válvulas 300B. As 300B haviam sido projetadas por volta de 1930, nos primórdios do cinema falado. Sua “redescoberta” pelo mercado hi-end era um dos assuntos mais instigantes da época. A musicalidade e naturalidade arrebatadoras do estranho amplificador superaram qualquer expectativa. Com sua formação “ortodoxa” de projetista graduado em Engenharia Eletrônica pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Mestre em Engenharia Elétrica pela Syracuse University nos Estados Unidos (M.S.E.E.), Eduardo de Lima custou a aceitar o que ouvia. Os agudos eram limitados e os graves, lentos e mal controlados, características conhecidas das anacrônicas 300B. Mas nada disso importava: vozes e alguns instrumentos soavam reais e cativantes, a faixa média das frequências era simplesmente mágica. Assim, Eduardo de Lima passou os três anos seguintes integralmente dedicado a descobrir o segredo daquela magia – e como obtê-la sem perdas nos extremos da faixa.

Fonte: http://www.audiopax.com/por/tecnologia/tecnologia.htm 
http://www.cpdee.ufmg.br/~semea/anais/artigos/EduardoLima.pdf 
http://www.projetopib.org/arquivos/nts_eletronica_%28vne%29.pdf 
acesso em fevereiro de 2011 
Agradeço ao inventor Eduardo de Lima (eduardo.delima@audiopax.com) pelo envio de dados em novembro de 2010 para composição desta página 
envie seus comentários para otimistarj@gmail.com.