Software

WindowMaker

A história do Window Maker começa com o NeXTStep, mas o que é isso? NeXTStep era o sistema operacional que rodava nos computadores NeXT, da Apple. OS computadores não foram um grande sucesso de mercado e saíram de linha. Mas o sistema operacional não. Conhecido como “Mach” o sistema possuía uma interface gráfica denominada “NexTStep”, famosa por causa da facilidade de uso e beleza. No ano de 1993, a NeXTStep e a Sun chegaram a um acordo para portar o NeXTStep para outras plataformas, mais especificamente os UNIces. Com isso nasceu a API OpenStep, que seriam especificações comuns para um ambiente gráfico na forma de bibliotecas de desenvolvimento. A partir daí surgiram interfaces gráficas para plataformas Sun e NT.

Com o desenvolvimento e crescimento do projeto OpenStep e o surgimento do WebObjects, a seguinte implementação lógica passou a fazer parte da GNU, primeiro com uma nova versão do libObjcX (desenvolvido antes da criação do projeto GNUStep). Como o OpenStep, que precisa de um “slave” para poder funcionar, o GNUStep precisa do Sistema X-Windows para funcionar. Como o X-Windows é somente um conjunto de funções, rotinas e procedimentos, ele necessita ser gerenciado, logo, há a necessidade de um gerenciador de janelas, um aplicativo que fornece visual e funcionalidade.

 

Há uma gama muito variada de gerenciadores de janelas disponíveis para o sistema X-Windows. Existem os gerenciadores comerciais, como o MWM (Motif Window Manager), o CDE (Common Desktop Environment), DECWindows, e os livres, como o Window Maker, KDE, Gnome entre outros. O primeiro Window manager free foi o twm, logo em seguida vieram o fvwm1.2 e o fvwm2.0.4x, que concorriam entre si em popularidade. Com o livre código do fvwm, foram desenvolvidos outros Windows managers, com o intuito de deixar o ambiente gráfico mais parecido com outras GUIs. Temos como exemplo o fvwm95 (parecido com o Win95) e o AfterStep (que se parece com o NeXTStep). O AfterStep tornou-se então muito popular entre usuários do FreeBSD e de Linux, isso graças a sua notada beleza (os ícones são muito bem feitos) e a sua grande funcionalidade.

O AfterStep passou a incorporar código fonte do fvwm 1.2, apesar da versão do 2.0.4.x ser muito mais rápido. É aí que entrar Alfredo Kojima, conhecido dentre os usuários do AfterStep por desenvolver aplicações para este ambiente. Pegando algo do fvwm 1.2 e muito do GNUStep, Kojima lançou o WindowMaker, o primeiro gerenciador de janelas desenvolvido com o GNUStep. A partir daí, a cada nova versão beta do Window Maker, notava-se maior quantidade de código GNUStep e menos do fvwm, muito mais opções, maior rapidez e estabilidade. Atualmente o Window Maker está na versão 0.62.1, tem muitos usuários por todo o mundo, ainda mantém o estilo do NeXTStep e tem se tornado mais atraente a cada versão lançada.

Alfredo Kengi Kojima, 23 anos, aluno da graduação de ciência da computação da UFRGS esclarece: “O Window maker começou logo após a versão 1.0 do AfterStep ter saído. Na época o pessoal da lista de desenvolvimento do AS estava discutindo os rumos do AS 2 e uma das minhas sugestões era a de reescrever o código a partir do zero, porque a manutenção do AS estava muito penosa na época e porque muitas das faturas que queríamos incluir requeriam uma reestruturação considerável do código. Então, enquanto discutíamos o que fazer ou não fazer, resolvi começar eu mesmo a escrever o AS 2, ao invés de ficar esperando que alguém mais o fizesse. Depois de algum tempo, percebi que as pessoas pareciam não considerar o Window Maker (WindowMaker era o codinome do AS 2) como sendo uma continuação do AS, provavelmente por razões como a falta de funcionalidades consideradas fundamentais ao AS. Assim, resolvi fazer do Window Maker um projeto independente do AS. Após algum tempo, outras pessoas retomaram o desenvolvimento do AS, assim o AS 1.x atual é trabalho dessas pessoas.” Inicialmente incluído na distribuição Debian do Linux, atualmente é o gerenciador de janelas default da distribuição Conectiva. O Window Maker é mantido por Kojima, Dan Pascu (da Romênia) e o Id (da Tailândia).

O Window Maker é um gerenciador de janelas para o X11 projetado tendo em mente o suporte a aplicações GNUstep. Ele apresenta a aparência e as características elegantes do ambiente do NeXTSTEP, é bastante rápido, tem recursos avançados e é fácil de configurar e usar. Algumas das características técnicas do Window Maker o diferenciam de outros gerenciadores de janelas populares. Eis os destaques: tratamento adequado a grupos de janelas pertencentes a uma mesma aplicação; menus acessíveis também via teclado; possibilidade de “fixar” na tela os menus pop up; menus se reconfiguram automaticamente sempre que o arquivo de configurações é alterado (sem necessidade de reiniciar o ambiente); múltiplos ambientes de trabalho; suporte nativo a temas; suporte nativo a imagens XPM, PNG, JPEG, TIFF, GIF e PPM; utilitário de configuração embutido e completo – você não vai precisar editar arquivos de configuração; integração ao KDE e ao GNOME – você pode usar o Window Maker em conjunto com um destes ambientes.

No Window Maker, cada instância em execução de uma aplicação tem um ícone de aplicação associado a ela. Usando a opção ‘Hide’ você pode “esconder” toda a parte visível da aplicação (suas janelas e diálogos) no seu ícone, e posteriormente mostrá-la novamente através de um duplo click. Se uma aplicação é usada com frequência então você pode considerar a ideia de arrastar o seu ícone até o dock e “ancorá-lo” lá. Assim o ícone ficará sempre presente na tela, mesmo quando a aplicação não estiver em execução. É um conceito semelhante ao de uma barra de ferramentas, comum em outros ambientes gráficos. Existe também uma série de aplicativos projetados especialmente para operar diretamente a partir do dock.  São as dock Applets, que realizam tarefas variadas, como controlar sua conexão à internet, o mixer de sua placa de som, tocar CDs, etc.

 

Fonte:

http://wmaker.lrv.ufsc.br/index.php?pagina=wmhistorico

http://www.linux.trix.net/entrev_kojima.htm

http://www.windowmaker.org/index.html

http://linux.matrix.com.br/wmaker_intro.htm

 

acesso em junho de 2002