Indústria Bélica

X1A

Ao final dos anos 40, o Brasil recebeu uma variedade de equipamento militar dos EUA, nestes equipamentos se incluíam um grande numero de veículos blindados, dentre os quais se incluía o M3 Stuart. Estes veículos prestaram um grande serviço às forças blindadas do país, formando gerações de tanquistas. Entretanto, por volta dos anos 70, estes veículos estavam completamente obsoletos e sofriam uma falta crônica de peças de reposição para quase todos os seus componentes.


Neste mesmo tempo, dois organismos técnicos do exercito, o IME e o CTEX, que tradicionalmente eram os órgãos que cuidavam da investigação, estudo e desenvolvimento do material bélico do exercito, apoiados por uma política de incentivo a criação de uma indústria bélica nacional decidiram utilizar estes veículos como ponto de partida para este projeto, ao mesmo tempo em que estendiam a vida útil dos veículos até que fosse possível adquirir modelos mais modernos. Desta decisão nasceu à primeira família e blindados baseados no pequeno Stuart M3, que entre a tropa era conhecido como “PERERECA” (umas pequenas rãs verdes encontradas em pântanos), nome este que aludia à cor verde dos blindados e por ao transitarem em campo, pulavam como estas.

A primeira modificação foi trocar o motor, que no original era um motor de gasolina de alto consumo e não se tinha como repará-lo por falta de peças. Depois se mudou a transmissão e a caixa de cambio, pelas mesmas razões de manutenção e para compatibilizar a mesma com o novo e mais potente motor.

O ministério do Exercito encarregou a firma BERNARDINI, do estado de São Paulo, esta firma já tinha experiência anterior em repotenciação de outros veículos do Exercito; desta tarefa surgiu um veiculo que se chamaria X1A. Como foi dito anteriormente, o que se fez primeiro foi trocar o motor por um motor Diesel SCANIA DS 11 de 280 HP e uma caixa de cambio junto com uma nova transmissão. Este cambio, levou a um novo desenho da parte superior da carroceria, fundamentalmente para poder abrigar o novo motor, transmissão, novos radiadores e todas as partes acessórias agregadas as modificações.

Toda a parte superior recebeu uma nova blindagem inclinada e mais espessa, mas se mantiveram as escotilhas dianteiras ao estilo do Stuart M3. A parte traseira foi alongada, com os radiadores saindo da parte superior traseira junto com uma nova janela de ventilação. Se mantiverem todo o sistema de rodagem, suspensão, lagartas originais, sendo todo o conjunto revisado e recondicionado. Se trocarem todas as sapatas de borracha das lagartas e o revestimento de borracha das rodas, este trabalho esteve a cargo da firma MOTOPEÇAS.

Estas mudanças levaram como consequência à substituição do armamento. Uma nova torre foi desenhada pela firma BISELLI 9 que também já era responsável pela blindagem) para levar um canhão francês DEFA D-921F1 de 90mm (o mesmo que era montado no Panhard 4×4). Colocou-se uma metralhadora .50 (12,7mm) na torre para emprego antiaéreo e uma 7,62 instalada frontalmente. Novos sistemas óticos de pontaria e novos rádios foram instalados completando a modificação, a parte relativa aos sistemas óticos ficou a cargo da firma DF VASCONCELLOS e da parte dos rádios ficou incumbida à firma SITE.

As provas levadas a cabo pelo exercito, no campo de GERICINÓ, a uns 50 km, comprovaram o que já se sabia, que o cambio havia deixado o carro mais pesado, mas não o suficiente para se manter estável ao disparar o novo canhão de 90mm. Este problema levou ao desenvolvimento de outro protótipo, que incorporava as mudanças necessárias identificadas durante os testes, assim surgiu o X1A1.

Tendo em conta de que era necessário transformar o novo veiculo em uma plataforma de tiro mais estável, o que se fez primeiro foi colocar um novo conjunto de suspensão em cada lado do casco e o alargamento do mesmo. Isto obrigou a reprojetar o conjunto completo, posto que na original só havia 2 braços de suspensão volutas, a roda tensora que também atuavam como apoio também foi modificada. As mudanças da nova suspensão, ao final foram o acréscimo de 3 sistemas de suspensão de cada lado , três roletes de retorno e uma nova roda tensora , que deu uma aparência com a suspensão do M4 Sherman.

A torre foi reprojetada, já que a anterior era estreita, permanecendo o canhão francês do X1A . Colocou-se o mesmo conjunto motor/transmissão do protótipo anterior , que havia proporcionado uma melhora significativa no desempenho, sobretudo ao que se refere ao consumo e autonomia que passou para 600KM. Todas estas mudanças , foram acompanhadas de estudos visando à produção seriada de um modelo confiável e que atenderia as necessidades do exercito . A firma Bernardini foi confirmada como a principal responsável pela produção , e também se decidiu incorporar de uma só vez , todas as mudanças identificadas e testadas . Assim nasceu o modelo X1A2.

Neste modelo ,o casco sofreu um completo redesenho com vistas à produção em série , na realidade um novo casco , ao empregar uma placa frontal que passou a ser uma só peça , com uma inclinação mais acentuada proporcionando maior proteção balística . Com isto se eliminaram as duas portas dianteiras ao estilo do Stuart M3 do modelo anterior . Em seu lugar se colocou uma escotilha única para o motorista no lado esquerdo , que abria se elevando e girando-a para esquerda . Em combate quando se tinha de mantê-la fechada , o motorista disponha de 3 periscópios dispostos em ângulo e também podia dispor de um periscópio de visão noturna instalado na posição central.

Outra mudança importante, foi no armamento principal . O canhão anterior o francês DEFA D921F1 de 90mm, de baixa pressão , foi substituído por um mais potente , o COCKERILL belga de 90mm, feito no Brasil pela ENGESA, que havia comprado o direito de fabricação e que colocava este canhão em seu veiculo CASCAVEL , isto trazia a vantagem de se usar um único tipo de canhão nos principais veículos do exercito, simplificando a administração de munições e manutenção , entre outras coisas. Este modelo final tinha 20 toneladas e uma autonomia aumentada para 700km e uma velocidade de 60 Km e uma tripulação de 3 homens , motorista artilheiro e comandante. Depois de completar todas as provas , conduzidas pelo CTEX em Gericinó, o exercito passou a receber os novos veículos incorporados aso regimentos de carros de combate .

 

Fonte: http://sites.uol.com.br/naumann/cascavel.htm

http://www.carrodostuart.hpg.com.br/

Acesso em março de 2002

http://www.panzermodel.com/Artigos/VALLS%20-%20PROJETOS%20BRASILEIROS%20-%20I%20PARTE.pdf

Agradeço a Jose Antônio Valls (javalls2007@yahoo.com.br) pela envio deste texto e fotos para composição desta página